Advertisement

Responsive Advertisement

Brasileirão entra em modo de decisão

 

Arena MRV, em Belo Horizonte, vai ser o palco de Atlético Mineiro e Ceará neste sábado, 25 (Pedro Vilela/Getty Images) 


Reta Final da Série A: Análise de Chances de Título, Vagas na Libertadores e Riscos de Rebaixamento (UFMG).Com apenas oito rodadas restantes para a maioria dos clubes, o Campeonato Brasileiro 2025 atinge seu clímax. 

A 30ª rodada manteve a intensidade das disputas, transformando cada partida restante em uma verdadeira final. As atenções se dividem entre a briga eletrizante pelo título, a definição das vagas na Copa Libertadores e a tensa luta contra o rebaixamento.

Palmeiras Lidera, mas Favoritismo é Fino

Na ponta da tabela, o Palmeiras reassumiu a liderança isolada da Série A, alcançando 62 pontos após um empate sem gols contra o Cruzeiro. A distância para o vice-líder, Flamengo (que tropeçou ao perder para o Fortaleza por 1 a 0), é de apenas um ponto.

De acordo com a mais recente análise do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  favoritismo pelo título está concentrado na dupla paulista-carioca.

Chances de Título (UFMG)

Equipe Chances de Título (UFMG)
PALMEIRAS54,2%
FLAMENGO41,4%
CRUZEIRO2,9%
MIRASSOL1,4%


Vagas na Libertadores: G4 Quase Definido

A corrida por uma vaga na Copa Libertadores da América está praticamente selada para os líderes. A UFMG indica que Palmeiras (100,0%), Flamengo (100,0%) e Cruzeiro (99,89%) já têm a classificação virtualmente assegurada.

A emoção se concentra nas últimas vagas diretas e prévias. O Bahia (49 pontos) lidera o pelotão intermediário com 80,8% de chance, seguido de perto pelo Botafogo (51,8%). Clubes tradicionais como Fluminense (34,5%), Vasco (18,3%) e São Paulo (8,8%) brigam intensamente para não ficarem de fora da próxima edição continental.

Luta Contra o Rebaixamento: Galo, Corinthians e Grêmio Respiram

Na zona de turbulência da tabela, a 30ª rodada trouxe alívio para alguns gigantes do futebol brasileiro. O Atlético-MG , com a vitória sobre o Ceará, subiu para 36 pontos e viu seu risco de rebaixamento cair para 3,9%.

Grêmio e Corinthians também venceram, alcançando 39 pontos, e estão praticamente livres da queda com riscos inferiores a 1%.

Por outro lado, a situação é dramática no Z-4; o Sport (99,95%) e o Juventude (93,8%) estão com o descenso quase selado. O Fortaleza (27 pontos), mesmo após vencer o Flamengo, segue em situação de alto perigo com 78,8% de chance de degola.

Risco de Rebaixamento (UFMG)

Equipe Risco de Rebaixamento (UFMG)
SPORT99,95%
JUVENTUDE93,8%
FORTALEZA78,8%
VITÓRIA57,9%
SANTOS35,4%
INTERNACIONAL10,2%

As últimas oito rodadas prometem definir não apenas o campeão brasileiro, mas também quem garante o acesso à elite da América e quem lamentará a queda para a Série B.

Postar um comentário

0 Comentários